SEFAZ oferece cursos para servidores sobre dívida pública e fonte de recursos

A Secretaria da Fazenda (SEFAZ), por meio da Superintendência do Tesouro do Estado do Piauí (SUTESP), está realizando dois treinamentos na Escola Fazendária para servidores do Estado. A Unidade de Controle Contábil e a Unidade da Dívida Pública e Encargos Gerais, estão à frente dos cursos sobre o novo sistema de gestão e acompanhamento da dívida pública e padronização das fontes de recursos.

“São cursos muito relevantes, tanto para o controle da dívida pública do estado, quanto para a padronização dos recursos. A operação de crédito será controlada até a finalização com pagamento. Foi adotado pelo Tesouro Nacional (STN) um sistema de padronização de normas que na hora de consolidar uma informação, todos estarão numa mesma nomenclatura facilitando o planejamento e a execução das políticas públicas”, enfatizou o secretário de Fazenda, Emilio Junior.

O diretor da Unidade de Gestão da Dívida Pública (UNIGEG), Mauro Gomes, participa do treinamento e enfatiza que ele objetiva capacitar servidores da UNIGED/SEFAZ para a utilização do sistema no exercício financeiro de 2023 integrado ao SIAFE-PI. O curso foi proposto para resolver problemas de instrumentos precários para elaboração de parâmetros, critérios, cenários e transparências da dívida pública.

“Teremos mais produtividade evitando retrabalhos com vistas ao aprimoramento da capacidade de fornecimento de informações beneficiando as tomadas de decisões. Além da modernização da Gestão Orçamentária, Financeira, Contábil e Patrimonial do Estado, controle de dados e melhores práticas em gestão da dívida estadual”, afirmou Mauro Gomes.

De acordo com o diretor da Unidade de Controle Contábil, Bruno Cardoso, o curso sobre padronização das fontes de recursos está sendo oferecido a servidores da Saúde e Educação. “Recentemente houve mudanças para todos os entes federativos, então a forma como trabalhávamos antes vai mudar um pouco. Fontes de recursos da Saúde e Educação, principalmente, sofreram alterações para cálculos institucionais. Dada essa mudança, precisamos atualizar nossos servidores para essa nova realidade”, disse Bruno.

Segundo o facilitador do curso de dívida pública, Ednilson Brito, a intenção é que os alunos tenham o entendimento do sistema para que possam entender como funciona toda a parte de background antes de realizar o pagamento. “O curso vai tornar a prática dos pagamentos mais simples, em dois ou três cliques, depois será gerado um documento no Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Piauí (SIAFE). Os pagamentos são relacionados às finanças do estado”, explicou.

SEFAZ oferece cursos para servidores sobre dívida pública e fonte de recursos

https://portal.sefaz.pi.gov.br/noticias/sefaz-oferece-cursos-para-servidores-sobre-divida-publica-e-fonte-de-recursos