Modernização do sistema financeiro marca avanços da Sefaz na área contábil

A Unidade de Controle Contábil (Unicon), da Secretaria de Fazenda do Piauí, divulgou nesta quarta-feira (13) um balanço das ações dos últimos 4 anos de gestão. O destaque foi a modernização dos serviços, em especial a substituição do SIAFEM pelo SIAFE.  Em 2015, por exemplo, o SIAFEM não permitia a emissão dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os demonstrativos eram elaborados em Excel, realidade totalmente diferente hoje.

“O SIAFE tem a ferramenta de extração de relatórios, que dá agilidade e segurança. No SIAFE, o encerramento do balanço tem rotinas bem definidas que permitem que a própria UNICON faça os trabalhos. Antes havia dependência de pessoas que vinham de fora do Estado para dar assistência, e geravam custos com esses serviços, afirma o Contador Geral do Estado e diretor da Unidade de Controle Contábil (UNICON) da Sefaz, Ricjardeson Rocha Dias.

O contador também destaca a economia e eficiência no atendimento aos servidores da área contábil dos órgãos estaduais, já que com o SIAFE não há necessidade de usar papel. “O usuário da Unidade Gestora pode abrir ocorrências direto do SIAFE, e acompanhar tudo por e-mail, dispensando o uso do papel. Antes, as unidades mandavam ofícios e memorandos com as solicitações”, explica. 

Para o secretário Rafael Fonteles, o grande avanço com o novo sistema foi a agilidade na apresentação de dados gerenciais para tomada de decisão, bem como o cumprimento de prazos exigidos pela legislação. “O que permite ao Estado estar em dia com as exigências do Tesouro Nacional e dos órgãos de controle”, afirma.

Outro ponto de destaque é a automatização da folha de pagamento. “A folha de pagamento – que era registrada de forma manual – passou a ser automatizada. A Sefaz configura procedimentos e rotinas automatizadas, com o arquivo importado diretamente no sistema”, ressalta o Contador.

O novo sistema financeiro também permite uma maior integração entre a Sefaz e a Secretaria de Planejamento. “O SIAFE possui módulo de planejamento integrado, facilitando os trabalhos entre as duas secretarias”, finaliza.

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira

Modernização do sistema financeiro marca avanços da Sefaz na área contábil

https://www.sefaz.pi.gov.br/index.php/informacoes/imprensa/noticias/noticias-em-destaque/modernizacao-do-sistema-financeiro-marca-avancos-da-sefaz-na-area-contabil