Sistema de Gestão de Finanças do Espírito Santo é referência para outros Estados

Técnicos das secretarias de Planejamento e de Transparência e Controle do Governo do Maranhão visitaram a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) para obter informações sobre o Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do Espírito Santo (Sigefes), uma ferramenta usada para modernizar e dar mais transparência à gestão financeira e orçamentária nos órgãos da administração pública estadual.

O subsecretário de Planejamento e Orçamento, Marcelo Duailibe, e os secretários adjuntos de Transparência e de Planejamento e Orçamento, Steferson Ferreira e Eduardo Beckman, respectivamente, explicaram que o Governo maranhense faz uso de um sistema corporativo obsoleto, da década de 1990. Por isso, montou um grupo para estudar alternativas que possam resultar na modernização da gestão estadual. E uma dessas alternativas é o Sigefes, implantado no Espírito Santo há três anos.

O grupo maranhense, que participou de reunião com o subsecretário de Orçamento da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Márcio Bastos Medeiros, e com a consultora do Tesouro Estadual Marina Miranda Marques, veio em busca de informações sobre o processo de aquisição do sistema e as dificuldades que porventura tenham surgido por ocasião de sua implantação.

O Sigefes, que utiliza um software de última geração, em um único ambiente unificou os antigos Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem);  Sistema Integrado de Planejamento (Siplan); e Sistema do Plano Plurianual (Sispa), atuando diretamente no planejamento e execução orçamentária, patrimonial, financeira e contábil, permitindo a agilidade e racionalização de processos.

 Experiência

Na primeira semana deste mês, a consultora do Tesouro Estadual, Marina Miranda Marques, foi ao Piauí, a convite do Governo daquele Estado, onde se reuniu com técnicos da Secretaria do Planejamento (Seplan) local para compartilhar a experiência bem sucedida do Espírito Santo na implantação do Sigefes. O Governo piauiense adquiriu o Sistema de Administração Financeira do Estado (Siafe), que está em processo de implantação.

Ao site da Seplan,  Marina Marques disse que  o novo sistema é um desafio para o servidor. “Isso porque o instiga a estudar mais, a entender como é o processo e a enxergar os relatórios de uma forma muito mais dinâmica”.

Sucesso

Eduardo Bekman, subsecretário de Planejamento e Orçamento do Maranhão, diz que o Espírito Santo é visto como um caso de sucesso, por ter conseguido atingir suas metas e executar o que foi planejado. “Em 2015, quando a maioria dos Estados aumentou seu endividamento, o Governo do Espírito Santo fez o dever de casa equilibrando suas despesas, fazendo um ajuste fiscal”, destacou o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento do Maranhão.

Sistema de Gestão de Finanças do Espírito Santo é referência para outros Estados

https://planejamento.es.gov.br/Not%C3%ADcia/sistema-de-gestao-de-financas-do-espirito-santo-e-referencia-para-outros-estados