Sistema de planejamento e orçamento do Governo do Espírito Santo atrai interesse de técnicos do Piauí

Para conhecer o sistema de planejamento, orçamento e finanças do Governo do Espírito Santo, quatro servidores da Secretaria de Planejamento do Piauí estão reunidos com técnicos da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), em Vitória. Diretor de Orçamento da Seplan piauiense, Vagner Ximenes diz que o sistema capixaba é referência para outros Estados do país.

Ximenes, que está em Vitória em companhia dos técnicos Waldiney Viana, Luciana Marinho e Conceição Moura, explica que a Seplan do Piauí está implantando seu Sistema de Administração Orçamentária e Financeira (Siafe), com base no Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do Espírito Santo (Sigefes), ferramenta usada para modernizar e dar mais transparência à gestão financeira e orçamentária nos órgãos da administração pública estadual.

O intercâmbio entre as equipes piauiense e capixaba começou em 2016, quando o subsecretário de Orçamento da SEP, Márcio Bastos Medeiros, e a consultora do tesouro estadual do órgão, Marina Miranda Marques, foram ao Piauí transmitir informações sobre o processo de implantação do Sigefes e a forma de trabalho na secretaria do Governo capixaba.

Esse trabalho, na SEP, envolve a integração da gestão estratégica, realizada pela Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), e o planejamento – por meio do Plano Plurianual (PPA) –  e o orçamento realizados pela Subsecretaria de Orçamento (Subeo), ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento.

Márcio Bastos explica que, desde 2015, planejamento e orçamento atuam de forma integrada na SEP. Assim,  profissionais ligados à área de orçamento têm uma visão mais ampla da relevância da aplicação dos recursos, e os que atuam com o planejamento identificam mais facilmente a razão da alocação de recursos nas áreas aplicadas.

Foi também em busca de informações sobre a dinâmica dessa integração, segundo Vagner Ximenes, que a equipe do Governo do Piauí se deslocou até o Espírito Santo. Durante dois dias, a partir da última segunda-feira (10), técnicos da Seplan piauiense e da SEP reuniram-se e trocaram informações e experiências sobre os trabalhos que desenvolvem.

Sistema de planejamento e orçamento do Governo do Espírito Santo atrai interesse de técnicos do Piauí

https://planejamento.es.gov.br/Not%C3%ADcia/sistema-de-planejamento-e-orcamento-do-governo-do-espirito-santo-atrai-interesse-de-tecnicos-do-piaui