16

SIAFE – RIO É APRESENTADO NA ESCOLA FAZENDÁRIA

O Sistema Integrado de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do Estado do Rio de Janeiro (Siafe – Rio) foi apresentado nesta quinta-feira, dia 29, no auditório da Escola Fazendária- EFAZ, para funcionários do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado. O moderno sistema será implantado a partir de janeiro de 2016, pela Secretaria de Estado de Fazenda e substituirá o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios – Siafem.

A implantação deste sistema de contabilidade no Estado está em consonância com a portaria 184/2008 do Ministério da Fazenda, que dispõe sobre as diretrizes a serem observadas no setor público quanto aos procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de forma a torná-los convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas.

Participaram da apresentação o Contador Geral do Estado, Francisco Iglesias, o Assessor de Modernização da Gestão de Finanças Públicas, Paulo Feijó, a Assessora da Subsecretaria Geral, Mônica Figueiredo, representando o subsecretário, Francisco Caldas, o Auditor Geral do Estado, Eugênio Machado, e a Diretora da Escola Fazendária, Cecilia Goia.

 

O assessor Paulo Feijó e o Superintendente da Sunot/CGE, Jorge Carvalho, apresentaram todo o projeto e frisaram a importância da modernização das finanças do Estado neste momento de crise fiscal do País. Segundo Feijó, no próximo mês serão abertas vagas para o curso de aprimoramento no uso do sistema e será criado um portal do Siafe – Rio, no site da Fazenda, com todas as ferramentas necessárias.

Siafe – Rio é apresentado na Escola Fazendária

http://www.rj.gov.br/web/sefaz/exibeconteudo?article-id=2625505